16 Nov
16Nov

O deputado federal Thiago de Joaldo afirmou que há o desejo de realizar o plebiscito para solucionar o conflito de limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão ainda nas eleições de 2026. Designado na Câmara dos Deputados como relator em plenário do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 6, que pode viabilizar a realização do plebiscito, ele concedeu entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta quarta-feira, 12.

“A urgência da gente é pra gente tentar colocar essa consulta popular ainda nas eleições gerais de 2026. Dentre as etapas, está previsto a criação de um plebiscito que vai submeter as populações de Aracaju e de São Cristóvão, especificamente no caso de Sergipe, o que essas duas populações desejam”, disse ele. E complementou: “No dia da eleição de 2026, além de votar no presidente da República, no governador, nos deputados federais, estaduais e senadores, Aracaju e São Cristóvão, especificamente vão estar também recebendo uma pergunta sobre o desejo ou não de que aquela área continue fazendo parte do município de Aracaju ou vá para o município de São Cristóvão”.

A designação do nome do deputado sergipano se deu após o PLP ser pautado e aprovado nessa última terça-feira, 11, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do deputado Hildo Rocha.

Ele também afirmou que está dialogando com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para definir quando o projeto será pautado no plenário da Câmara. “Nós ficamos de conversar, talvez ainda hoje, pra gente poder ter alguns nortes em relação a essa aprovação final e a gente poder definir também qual é a data que esse projeto vai estar colocado em plenário pra gente apresentar nosso relatório. Ontem tiveram duas emendas também que foram apresentadas ao projeto. A gente já está de posse das duas emendas também para poder fazer análise”, explicou.

 Entenda

Após decisão judicial, parte do território de Aracaju – cerca de 11,4% da área total da capital sergipana, onde vivem cerca de 30 mil pessoas – pode ser transferido para o município de São Cristóvão.

Por conta disso, uma comitiva composta por parlamentares sergipanos foi à Brasília no mês de outubro, em busca da celeridade na tramitação do Projeto de Lei Complementar 6/2024, que estabelece regras nacionais para solucionar esse tipo de litígio, inclusive com a possibilidade de realização de plebiscito.

FONTE: FAN F1


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.